BOAS ESCOLHAS NA MODA PLUS SIZE

BOAS ESCOLHAS NA MODA PLUS SIZE

Oi gente!! O nosso papo de hoje é sobre Moda Plus Size! Minha especialidade, né? Hahaha!

Eu realmente acredito que há muito ainda que ser dito nessa questão! E disponibilizar discussão sobre o assunto, só acrescenta sempre!

Precisamos falar, explanar, discutir, debater para crescer e evoluir mais. E sempre. É necessário. Os novos tempos nos chamam a isso.

Então hoje escolhi falar sobre como escolher bem e comprar melhor na Moda Plus Size na produção de Moda Plus Size. Por que não mudar o olhar e enxergar os dois lados da moeda? Falar para quem compra e para quem vende?

Que mulher manequim 44 mais nesse país, já não passou por situações como:

- Vendedor empurrando qualquer roupa;

- Roupa apertada;

- Roupa sem caimento;

- Falta de opção, como não encontrar em numerações maiores uma determinada peça de roupa ou uma determinada cor, por exemplo;

- Dificuldades em encontrar lingerie;

- Vendedores despreparados;

- Modelagens mal ampliada;

E que produtor ou revendedor já não deparou com estas situações de surpresa, com sua cliente no provador?

Eu acredito que moda é inclusão e pertencimento. A vestimenta aproxima você dos seus pares, traz segurança, autoconfiança, projeta uma imagem positiva. Te introduz. E promover a inclusão através da vestimenta a todos os tipos de corpos existentes, na minha opinião, é uma obrigação de quem se propõem a vestir.

Atualmente Moda Plus Size, Roupas Plus Size são termos muito frequentes para quem atua com moda.

Precisa melhorar? Sim. Mas já é uma evolução. Essa consciência já existe. Tá aí pra quem quiser aplicar. Estamos falando sobre isso. Nos cabe fazer a lição de casa.

Nós mulheres, temos opiniões formadas sobre o que queremos e sobre o que acreditamos, além do que, temos poder de compra. De escolha.

E considerando que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Sim, segundo o IBGE, aproximadamente 52% da população brasileira está acima do peso. Isso é uma realidade.

Então avaliando estas informações, o que uma mulher espera quando compra Roupas Plus Size?

Eu acredito que honestidade da parte de quem vende é fundamental. Na hora de produzir, na hora de vender e na hora de atender. Queremos também ter uma experiência única no vestir. Precisamos e merecemos o conforto, a beleza, roupas com personalidade, tendências, modelos e estilos disponíveis, sem falar na modelagem e caimentos adequados.

Quando quem vende oferece uma experiência de excelência, entendendo que mulheres acima do peso não são uma tribo única, e sim mulheres com gostos, características e tipos físicos diferentes, estamos falando de bingo!! A experiência perfeita!

E é isso que buscamos.

E pra ajudar você, que produz Moda Plus Size, e você, que consome Roupas Plus Size, nessa experiência, trago algumas dicas de ouro!

Dicas que aprendi com a vida, com minha vivência de mulher gorda na Moda Plus Size, produzindo looks para fotos, em muitos cursos de moda que fiz no mercado. Mas também aprendi muito com uma amiga querida e especialista, Lilian Lemos em seus cursos. Então bora dividir com vocês esse conhecimento e essas preciosidades por aqui.

RESPEITO AO TIPO FÍSICO

Como falei acima, as mulheres acima do peso, não são uma tribo única. A variedade de corpos existe e de gostos também. Há as esportivas, as clássicas, as ‘fashionistas’, as coloridas, as românticas, as góticas, e por aí vai.

Entender essa variedade e o tipo físico dessa mulher, o seu próprio tipo físico, ajudará você demais na escolha de peças mais adequadas e que valorizem a composição do seu visual.

Então vamos começar por aprender a identificar os tipos físicos:

Corpo Ampulheta: esse tipo de corpo tem como principal característica, as medidas da cintura mais fina e o busto e quadris maiores e com medidas parecidas.

Marcar bem essa cintura, valoriza esse corpo.

Triângulo invertido: esse corpo tem as medidas dos ombros, dos braços e do busto maiores que a parte inferior do corpo. Nesse corpo, uma boa opção é “criar” um quadril maior, atraindo os olhos para a parte de baixo do look. Abusar da combinação saia e blusa e caprichar nas cores e estampas na parte de baixo.

Triângulo: o corpo triângulo tem os quadris e coxas com medidas maiores que a parte superior do corpo. E nesse caso, atrair a atenção para a parte de cima do corpo vai ajudar. Máxi colares, golas, estampas, laços, cores.

Oval: nesse corpo, temos as medidas da cintura maior que as medidas do busto e quadris. A dica aqui, para harmonizar esse look, é “criar” uma cintura, com cintos. Uma terceira peça alongada, como um colete por exemplo, também ajuda a dar harmonia a este corpo.

Retângulo: esse corpo tem como principal característica as medidas do busto, quadris e cintura muito iguais. Como um efeito reto e em bloco. E nesse caso, a dica é mais uma vez “criar” uma cintura. Usando peças que criem uma ilusão na região da cintura. Com desenhos, detalhes, cintura marcada em modelos vestidos, por exemplo.

vestido-em-renda-preto-miss-masy-plus-size

 

ABUSE DAS CORES

Sabemos que as cores são usadas para causar sensações. Na decoração da casa, nas propagandas, na alimentação e na Moda também.

Cada cor tem seu significado e transmite uma sensação. E você pode e deve usar as cores para transmitir a mensagem que deseja, ao se vestir. A dica aqui é se vestir para transmitir mensagens e sensações.

Então vamos ao significado das cores, para você arrasar em suas escolhas e composições.

Preto: traz a representação do luxo e da sofisticação. E transmite a mensagem de respeito, de solidão, de isolamento, de fechado e até de luto.

Branco: cor que passa a mensagem de equilíbrio, de paz, de limpeza, de leveza.

Cinza: traduz o neutro, o frio, o sofisticado e sem movimento.

Verde: essa cor traz o frescor, o crescimento, o dinheiro, a abundância e as boas energias.

Azul: cor que acalma, traz a tranquilidade, a harmonia e a nobreza.

Rosa: traz o romance, a ternura, a ingenuidade, a suavidade, a beleza, a fragilidade e a delicadeza.

Vermelho: cor que traz o poder, a guerra, a força, a ação, a determinação, a paixão, o desejo e o amor.

Amarelo: traz a alegria, a felicidade, o otimismo, a descontração e a abundância financeira também. Lembra o Sol, o verão e as boas vibrações.

Laranja: traz o entusiasmo, o fascínio, a força de vontade, a energia, a criatividade.

Violeta: conta com a energia positiva, a devoção, a sinceridade, a purificação, a transformação, a nobreza, o respeito, a dignidade, a espiritualidade.

Com essas dicas, dá pra você pensar em montar um look bacana praquela reunião importante, encontro, ou aquela foto legal.

macacao-pantacourt-vermelho-com-bolsos-miss-masy-plus-size

SE JOGUE NAS ESTAMPAS

Saber como usar, compor e ter as estampas a seu favor, é um coringa na hora de vestir.

Eu confesso que sempre fui muito conservadora nessa questão e depois de um curso com a rainha das estampas, tenho me soltado bastante. Hahahá!!  E confesso que estou amando essa brincadeira.

Minha dica é: use estampas. Abuse de estampas.

Além de abusar delas, ouse também. Componha e faça misturas entre estas estampas, que é o que chamamos de Mix de Estampas.

saia-listrada-quintess-com-pregas-plus-size (1)

Nunca imaginei na vida misturar listras com bolinhas, ou arabescos e animal print. Mas usando um pouco de técnica e montando isso a seu favor, você conseguirá ótimos resultados.

Abaixo alguns exemplos de estampas pra você se jogar nessa onda:

Florais

Poás

Animal Print

Listras: minhas preferidas

Étnicas

Arabescos

macaquinho-viscolycra-floral-preto-miss-masy-plus-size

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

Quero deixar claro aqui neste texto, que na minha opinião, esse negócio de que essa peça pode e aquela não pode, já não cabem mais na realidade das mulheres desse tempo em que vivemos.

Hoje, a realidade e a consciência que temos, nos permite termos escolhas mais livres, baseadas no que gostamos e no que nos faz sentir bem.

Podemos pensar livremente e com consciência sobre o que realmente queremos e gostamos e não ao que nos foi imposto. É o que chamamos de Movimento Body Positive.

Então esse negócio de não pode cropped, não pode mini saia, não pode cinto, não pode biquíni, não pode shorts para esse ou aquele tipo de corpo, não se aplica mais.

Ser dona de suas escolhas e estar bem com elas e com o espelho, fazem de você uma mulher poderosa. Poderosa no sentido de não se oprimir ou se esmagar por imposições de uma sociedade, que por muitos anos tentou esconder a mulher acima do peso, condenar esses corpos e essas medidas. E tudo em nome de um “padrão” alcançado apenas pelas exceções.

É claro que não posso deixar de dizer que a consultoria de estilo na composição das peças, com as dicas que trouxe neste post, e muitas outras que estão aí no mercado, ajudam muito na hora de escolher seu look e montar sua produção. Ajudam também a saber o que mais lhe agrada na frente do espelho. Técnicas são sempre bem-vindas. Nos dão uma direção. Nos fazem aprender, adquirir prática.

Mas as proibições e aqueles famosos “de jeito nenhum” de colunas de moda de outros tempos, já se foram e ainda bem, né?

Agora trago uma dica de vivência própria, que considero muito importante.

Prove.

Prove tudo. Não tenha preconceito.

Experimente. Tente. Facas testes de combinações possíveis.

Não responda para a vendedora antes de provar: não uso isso!

Cada modelo de roupa é de um jeito, cada modelagem se apresenta de uma maneira, as cores e tecidos dão formas únicas às roupas, então não se acanhe e não se prenda a convenções. Muitas delas, às vezes, na nossa cabeça. Nossos fantasmas.

Permita-se.

E AQUELA PEÇA DE OURO?

Difícil escolher aquela peça de ouro na Moda Plus Size. E digo isso porque por muito tempo não tivemos opções. Vestíamos o que tinha disponível. Não escolhíamos a roupa, a roupa nos escolhia. Então hoje queremos tudo, né? Todas as peças disponíveis e que temos direito sem abrir mão de nada.

Mas se tenho que escolher pelo menos uma boa roupa para te ajudar em suas escolhas, dentre as peças que mais gosto, estão os Vestidos Plus Size.

Preciso aqui fazer mais uma confissão: eu não usava e tinha pouquíssimos deles no meu armário, antes de me descobrir como sou hoje. Eu tinha 2 ou 3 vestidos no máximo. Sem ousar. O básico.

Hoje eles são a maioria de peças dentro do meu guarda-roupa.

E por que acredito que ele seja uma ótima peça a se investir?

Porque você pode brincar com as formas, as cores, marcar a cintura, afrouxar as medidas, compor estilos diferentes. Destacar a parte de cima do corpo ou a parte de baixo, para brincar com destaques e proporções. Pode enaltecer e ressaltar uma parte do corpo que você goste. Escolher o estilo do dia só com o comprimento da peça, e por aí vai.

É uma peça prática, rápida de vestir, traz conforto, dependendo do modelo e é linda!

Invista em Vestidos! Mais especificamente falando, invista em Vestidos Plus Size. Vale a pena! Fica mais uma dica.

Trouxe abaixo alguns modelos de Vestidos Plus Size pra você se inspirar.

vestido-geometrico-quintess-plus-size

vestido-meia-malha-azul-com-ilhos-miss-masy-plus-sizevestido-plus-size-bengaline-com-tiras-amarelo-lenner-plusvestido-polinesia-floral-com-alca-miss-masy-plus-sizevestido-tubinho-midi-com-listras-quintess-plus-size

Outras peças de inspiração.

macacao-viscolycra-verde-com-amarracao-miss-masy-plus-sizeblusa-viscolycra-com-barra-ondulada-miss-masy-plus-sizeshort-azul-denim-miss-masy-plus-sizeblusa-viscolycra-com-amarracao-branco-miss-masy-plus-size

E onde comprar essas peças?

Sempre trago muitas indicações de Lojas Plus Size. Mas hoje vou trazer uma dica de loja On Line.

Todos os modelos que eu trouxe como inspiração nesse post são da Beline Plus Size.

Com 2 anos de marcado, a Beline trabalha com Roupas Plus Size entre os manequins 44 e 60.

Conta com tabelas de medidas nas descrições das peças para que você tenha mais segurança na hora da sua compra.

E para todo o Estado de São Paulo o frete é grátis.  Para os demais Estados, frete grátis para pedidos a partir de R$ 99,00.

Os valores estão disponíveis aqui no site para consulta:

http://www.beline.com.br

Espero que você tenha curtido as dicas de hoje! Espero também poder ter contribuído para uma melhor experiência com a Moda Plus Size. E espero ter melhorado a experiência de quem ainda não descobriu os Vestidos Plus Size e tem vontade de provar.

E se você ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar, por favor, me escreva.

Entra aqui no link do meu Instagram e me escreve por ‘inbox’. Será um prazer te responder.

https://www.instagram.com/danirudz/

Me conta também se gostou! Sua opinião é muito importante.

Beijo grande.

Este texto é de minha autoria e contém ‘Publi’ de Beline Plus Size.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Comment *