MERCADO PLUS SIZE NO SEMINÁRIO BELEZA AUTÊNTICA

Oi gente! Neste último dia 21 de Abril tive o prazer de participar do Seminário Beleza Autêntica e levar informações sobre o Mercado Plus Size a profissionais dos mais diversos segmentos da moda brasileira.

A Beleza Autêntica é uma grande tendência da atualidade e foi amplamente debatida durante o evento. Quantas pessoas vivem nas sombras do preconceito e da vergonha pois são discriminadas ou sofrem preconceito porque tem vitiligo, tem uma deficiência, estão acima do peso ou porque simplesmente querem assumir quem realmente são. O Seminário Beleza Autêntica começou a discutir de maneira séria e respeitosa todos esses temas.

Dani Rudz - Blogueira Plus Size

O nível de formação dos palestrantes foi altíssimo e foi uma honra estar lá para propagar uma realidade de fato desconhecida pela maioria. Levei dados estatísticos do Mercado Plus Size, um pouco da realidade da mulher gorda, suas necessidades e dificuldades e um pouco sobre o panorama da produção Plus Size brasileira e seus canais de venda. Falei também sobre o grande crescimento deste mercado nos últimos anos, a previsão de crescimento para o futuro.

Confesso que saí de casa pronta para um lugar de fala com retorno mudo. E ainda sim muito feliz por poder levar minha realidade e de minhas leitoras aqui do Blog, com o objetivo de furar a bolha e estar em lugares nunca antes frequentados falando do Universo Plus Size. E isso não é uma ofensa. É que geralmente quando falo sobre Moda Plus Size em ambientes muito tradicionais e clássicos de moda, o assunto é desconhecido e gera mais reflexão do que reação. Mas me surpreendi positivamente com o retorno e interesse do público presente pelo assunto. Fui procurada por muitos profissionais me contando o quanto tem vontade de abrir um negócio voltado para o público Plus Size ou querem incluir clientes acima do peso em suas consultorias de estilo. Ou o que fazer para melhorar sua prestação de serviços a clientes Plus Size e por aí vai. Que alegria! Uma felicidade imensa tomou conta de mim ao ouvir cada depoimento. E me fez sentir de novo o quanto importante é o nosso propósito!

Dani Rudz - Blogueira Plus Size

Recebi também muitos questionamentos críticos, como por exemplo, sugestão de identificação de nomenclatura para meu discurso, quando na verdade o que acredito ser mais relevante, é que a mulher Plus Size tenha o que vestir primeiramente. Não que não seja importante essa questão, mas com certeza não tão relevante quanto existir no mundo no momento atual. Acho que a mulher gorda hoje precisa ter variedade, precisa ter peças de roupas disponíveis e aí sim ela poderá então definir um estilo.

Fui questionada também do porque a maioria deve prestar atenção na minoria Plus Size, já que se trata mesmo de uma minoria. E vi a oportunidade de poder mostrar que a população acima do peso representa mais da metade da população brasileira atualmente. Mais precisamente 52,4%, segundo dados do IBGE. E que em 2017 o Mercado Plus Size teve um faturamento de R$ 7 bilhões de reais. Entendo o questionamento e respeito, mas felizmente o mundo tem caminhado para um momento de respeito ao ser humano, seja ele de qualquer tamanho, qualquer cor ou ideologia defender.

Enfim, esses foram os questionamentos que mais me fizeram pensar, digamos assim. Me ensinando muito. Me preocupei um pouco com o que alguns profissionais que ensinam moda no País pensam sobre o diferente, sobre o que não está no padrão ditado por poucos para a moda e o que têm ensinado nas instituições às novas gerações de profissionais de moda. E aí trago aqui uma frase da Juliana Lopes que acho perfeita neste caso: “Nós vamos falar, mostrar e insistir bastante, estar presentes até que todos se acostumem e achem normal.”

Juliana Lopes

Juliana Lopes e Dani Rudz

E vamos em frente! Vou levar as questões do Universo Plus Size por onde for. Levando a discussão, as necessidades, o conteúdo, apresentando esse mundo por aí. Acredito em moda e beleza para todos e respeito ao ser humano.

E termino meu post com a mesma frase que finalizei minha apresentação ontem: “É preciso olhar para as pessoas e não para os padrões!”

Em tempo quero parabenizar o Professor João Braga pela aula que trouxe um pouco da história da beleza. Quero também parabenizar à Juliana Lopes pela brilhante aula sobre diversidade na moda e principalmente pelo respeito e deferência com que trouxe o tema. A Howard Roberts pela palestra incrível sobre encantar clientes. Quero agradecer aos meus colegas de mesa Rogéria Maciel, Giovanna Penido, Alexandre Taleb e Gisele Viana pela contribuição maravilhosa e pela generosidade. Foi um honra estar com vocês. E agradecer imensamente à Andréa Fráguas pelo convite e portas abertas.

Andréa Fráguas e Dani Rudz

Andréa Fráguas e Dani Rudz

Agora vamos às fotos!

Dani Rudz - Blogueira Plus SizeJuliana LopesBlogueira Plus SizeBlogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz - Blogueira Plus SizeDani Rudz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Comment *