OUTUBRO ROSA

No mês de outubro promove-se o Outubro Rosa, que é a conscientização sobre o câncer de mama. Durante este mês são organizadas ações que pretendem ressaltar a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. E o Blog Rudz não poderia ficar de fora! Além de trazer informação neste artigo, fizemos um ensaio fotográfico para lembrar sobre a importância do auto-exame preventivo ao câncer de mama.

Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

E por que falar sobre o assunto?

Não sei vocês, mas eu, às vezes, esqueço de fazer o autoexame que é uma das formas de prestarmos atenção. Até recentemente eu não sabia muito sobre o Outubro Rosa, só que ele estava ligado com o câncer de mama e a conscientização sobre o assunto. Mas desde que uma querida amiga teve câncer de mama eu comecei a rever meus conceitos e pesquisar sobre o assunto. E passando junto com ela o processo do câncer,  dei mais valor pela causa e o que ela representa. Vencer um câncer não é nada fácil seu corpo muda muito, seu cabelo cai na maioria das vezes, você fica fraco, cansado e desanimado por conta dos tratamentos. É uma guerra com a sua própria autoestima.

Porém antes de falar sobre a importância da conscientização, quero dividir alguns fatos curiosos sobre o Outubro Rosa que eu descobri recentemente.

Por exemplo: Por que a conscientização está ligada com o mês de outubro? Por que um laço? E por que é rosa?

Em Outubro de 1985 a Sociedade Americana contra o Câncer e a divisão farmacêutica da Imperial Chemical Industries (hoje parte da AstraZeneca) formaram uma parceria para divulgar que a mamografia era a melhor arma na luta contra o câncer de mama. E a partir dessa parceria que nasceu o National Breast Cancer Awareness Month (Mês Nacional da Conscientização sobre o Câncer de Mama).

Adriana Nogueira para o Uol Estilo comenta que a ideia de um laço ser o símbolo do movimento foi inspirada no gesto da americana Penney Laingen, que usou um acessório amarelo em apoio ao marido e a outros soldados sequestrados durante a Guerra do Irã, em 1979.

A Pink Ribbon Org conta que em 1992 Alexandra Penny era a editora chefe da revista Self estava trabalhando em um artigo para o mês do National Breast Cancer Awareness Month e ela ficou sabendo que a Charlotte Hayley, uma vitoriosa contra o câncer, estava criando um laço cor de pêssego para conseguir um suporte financeiro maior para a prevenção do câncer e foi conversar com ela, mas Hayley não quis saber, disse que seria comercial juntar sua ideia com a revista e fugiria de sua ideia inicial.

Então sem saída por causa dos problemas legais que teria, a revista que gostou tanto da ideia resolveu criar um laço para conscientizar os outros acerca do câncer de mama e lançou o laço rosa, pois o rosa é considerado uma cor feminina na maioria dos países ocidentais e o laço rosa representa o medo do câncer de mama, a esperança pelo futuro e a solidariedade de pessoas e empresas que apoiam publicamente o movimento.

Aterrissando e falando do câncer no Brasil.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) explica que o câncer de mama é a multiplicação anormal de células da mama, que acabam por formar um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama e que alguns tem um desenvolvimento mais lentos, enquanto outros são rápidos.

O câncer de mama é segundo tipo de câncer mais comum no Brasil. No mundo a cada ano 25% dos novos casos de câncer são só de câncer de mama, já no Brasil essa porcentagem é levemente maior são 28,1% dos novos casos.

outubro rosa

Informação demais?

Não, porque informação nunca é demais e a nossa saúde vale mais do que tudo!

Agora chega de história e fatos curiosos e vamos ao importante! Falar de prevenção!

Mais uma vez segundo o INCA cerca de 30% dos casos podem ser evitados se adquirirmos hábitos saudáveis, praticando alguma atividade física regularmente, nos alimentarmos de forma saudável, evitarmos o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e quando formos mães se amamentarmos.

Além de praticarmos o auto-exame sempre que possível. Não custa nada e salva vidas! Entre para esta campanha, anote em sua agenda e faça seu auto-exame com frequência regular!

E talvez a informação mais surpreendente deste artigo: homens também precisam fazer o auto-exame regularmente! Pois o câncer de mama também acomete homens!

Então aproveite este mês de Outubro e a força do Plus Size nesta campanha  e faça seus exames de Ultrassom e/ou Mamografia.

Outubro Rosa Blogueira Plus SizeOutubro Rosa Blogueira Plus SizeOutubro Rosa Blogueira Plus Size

Outubro Rosa

Sites consultados

http://pinkribbon.org/about/history/

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/index.asp

https://www.uol/estilo/especiais/outubro-rosa.htm#tons-do-outubro-rosa

http://www.inca.gov.br/wcm/quiz/quiz.asp?Q=6

http://outubrorosa.org.br

https://ww5.komen.org/BreastCancer/LowerYourRisk.html

Bah Petrell  com colaboração de Dani Rudz!

Bah Petrell

Barbara Petrella Perino

Formada em psicologia, a Bah nasceu e cresceu em São Paulo, amante de novidades, viajante por prazer e doida por moda e maquiagem. Vamos pensar bastante com ela por aqui!

Você pode segui-lá também no Instragram: https://www.instagram.com/bahspositively/

Nossos modelos:

Barbara Petrella: https://www.instagram.com/bahspositively/

Marcela Leme: https://www.instagram.com/maleme_/

Bruna Mattos: https://www.instagram.com/srtamattos.blog/

Renata Daes: https://www.instagram.com/coisasdeumaplus/

Caio Gomes: https://www.instagram.com/ca.labphoto/

Luciana e Dani: https://www.instagram.com/rudz_blog/

E os cliques maravilhosos deste dia incrível foram de:

https://www.instagram.com/ca.labphoto/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Comment *